Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Várias povoações evacuadas esta noite no concelho de Nisa

Várias povoações do concelho de Nisa, no distrito de Portalegre, foram hoje à noite evacuadas, devido à ameaça do incêndio que lavra no concelho, disse à agência Lusa a presidente do município, Idalina Trindade.

Várias povoações evacuadas esta noite no concelho de Nisa
Notícias ao Minuto

23:20 - 26/07/17 por Lusa

País Incêndios

Devido às "várias frentes de fogo", em Amieira do Tejo e Arneiro, já foram evacuadas as povoações de Vila Flor, Falagueira, Amieira do Tejo e Albarrol, indicou a presidente da Câmara Municipal, apontando para cerca de 100 o número de pessoas retiradas das suas casas, por precaução, e instaladas no pavilhão municipal de Nisa.

No concelho, continuavam hoje à noite ativas duas frentes de fogo, que mobilizavam, cerca das 23:00, 122 operacionais, com o apoio de 37 viaturas, segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A presidente da Câmara de Nisa admitiu também ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, de forma a envolver todas as entidades do concelho no processo de "salvar vidas".

Durante a noite, o centro de comando de operações de combate ao fogo também vai passar do Arneiro para o heliporto, na vila de Nisa, sede de concelho, indicou, referindo não haver, até cerca das 23:00, registo de danos pessoais, nem em habitações.

O fogo em Nisa, com origem no que lavra em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, estava hoje de manhã dominado em cerca de 90%, mas, durante a tarde, agravou-se, referiu fonte dos bombeiros.

Segundo a ANPC, o incêndio obrigou ao corte da Estrada Nacional (EN) 18, junto à ponte de Vila Velha de Ródão.

O fogo em Vila Velha de Ródão passou na terça-feira à noite o rio Tejo e chegou ao concelho vizinho de Nisa, Portalegre, através do monumento natural das Portas de Ródão.

A ANPC indica na sua página na internet que o alerta do incêndio no concelho de Nisa foi dado às 21:34 de terça-feira, nas Portas do Ródão, freguesia de Santana.

Este incêndio deflagrou às 17:55 de domingo, na freguesia de Santo André das Tojeiras, em Castelo Branco, tendo passado posteriormente para o concelho de Vila Velha de Ródão e depois também para o concelho de Nisa, no distrito de Portalegre.

Hoje à tarde, o fogo que lavra em Mação, no distrito de Santarém, também se propagou ao concelho de Nisa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório