Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Parte importante do incêndio de Mação está controlada, garante autarca

Uma parte "importante" do incêndio que lavra no concelho de Mação, no distrito de Santarém, está controlada, afirmou o presidente da Câmara, sublinhando que ainda há várias situações que preocupam os operacionais.

Parte importante do incêndio de Mação está controlada, garante autarca
Notícias ao Minuto

21:09 - 26/07/17 por Lusa

País Vasco Estrela

"Uma parte do incêndio está relativamente controlada na zona do Pereiro. Toda a zona do Carvoeiro está controlada, apesar de haver pequenos reacendimentos. Já podemos dizer que uma parte importante do concelho e do incêndio está controlada", sublinhou o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela.

Segundo o autarca, a situação às 20h30 estava "mais calma", do que há "umas horas" atrás, mas há situações que preocupam as forças que combatem as chamas no concelho.

Uma frente que estava dominada durante a tarde, na zona de Aldeia de Eiras, "teve uma projeção para lá da linha de contenção", sendo que é uma "situação que se pode complicar".

Outra preocupação apontada por Vasco Estrela é a possibilidade das chamas que lavram a norte do concelho poderem "atingir a freguesia de Cardigos", para além da "gravidade da situação" que se vive em redor da vila - de onde é possível ver chamas - "e que se mantém".

O presidente do município salienta ainda que numa área ardida de 17 a 18 mil hectares, "onde não houve possibilidade de fazer rescaldo e de fazer aceiros", há a possibilidade de se registarem reacendimentos.

"À volta das aldeias, as coisas estão relativamente tranquilas, mas há muitos pontos de vegetação dentro" das localidades que provocam reacendimentos dentro das povoações e que "inquieta as pessoas", notou Vasco Estrela.

De acordo com o presidente da Câmara de Mação, contabilizam-se três feridos ligeiros no concelho, entre os quais, uma idosa que perdeu a primeira habitação e que sofreu queimaduras e um bombeiro que também teve "uma queimadura".

As chamas que lavram desde domingo eclodiram no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, e estenderam-se a Proença-a-Nova, no mesmo distrito, e a Mação, no distrito de Santarém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório