Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ensino: Matrículas com 'moradas falsas' já deram origem a petição

O caso já está nas mãos das autoridades competentes.

Ensino: Matrículas com 'moradas falsas' já deram origem a petição
Notícias ao Minuto

13:17 - 26/07/17 por Inês André de Figueiredo

País Petição

A alegada existência de irregularidades no processo de matrículas para escolas públicas, com recurso a ‘moradas falsas’ levou a Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGAE) a abrir um inquérito. A notícia avançada inicialmente pelo jornal Público levou agora a uma petição para travar esta situação.

“Verificando-se em várias escolas do país que a fraude das falsas moradas/falsos encarregados de educação tem negado às crianças o direito de frequentarem a escola da sua área de residência”, a atual petição pretende que os deputados discutam o tema e reflitam sobre diversos temas.

Tendo em conta as normas sugeridas, deverá passar a ser “considerada em 1.º lugar a morada da criança e só depois a morada do encarregado de educação” e “como comprovativo de morada da criança seja utilizada a morada fiscal que consta do Cartão de Cidadão”.

Pede-se ainda que o “encarregado de educação seja também quem exerce o poder parental ou, em situações excecionais devidamente fundamentadas e validadas pela escola, a pessoa a quem foram delegadas essas competências”.

Deste modo, também não deverá ser possível “alterar o encarregado de educação durante o ano letivo, salvo por motivos de força maior comprovados”.

A petição pede ainda que “seja efetuada uma auditoria às escolas que foram alvo de queixas nos últimos cinco anos e que a lista dessas escolas seja pública, assim como a quantidade de crianças que não têm pais como encarregados de educação em cada escola”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório