Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Incêndio de Mação é o que mantém mais operacionais no terreno

Patrícia Gaspar fez o briefing matinal da Proteção Civil.

Incêndio de Mação é o que mantém mais operacionais no terreno
Notícias ao Minuto

09:47 - 26/07/17 por Inês André de Figueiredo

País Proteção Civil

A adjunta de operações da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, fez um balanço do estado dos incêndios em território nacional e revelou que a maior preocupação se prende com o incêndio da Sertã, mais especificamente na zona de Mação.

Esse incêndio conta com o apoio de “1.231 operacionais no terreno, 357 veículos e seis meios aéreos, dois espanhóis”, sendo que haverá uma reavaliação dos pedidos de ajuda internacionais caso haja necessidade.

A responsável frisou que a “grande preocupação” do presente ano “não tem sido o número de ocorrências diárias, mas a violência com que estas ocorrências se iniciam”, sendo que se “assumem com comportamentos imprevisíveis” e “complexos”.

Até ao momento estão registados “oito feridos leves e sete pessoas assistidas”. “É natural que no novo apuramento o número possa vir a ser diferente”, referiu Patrícia Gaspar, ressalvando que a maioria dos feridos são por “inalação de fumos e exaustão”, não havendo problemas de maior.

No total, estão 1.648 operacionais no terreno apoiado por 534 meios aéreos, adiantou a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no 'briefing' na sede da entidade, em Carnaxide.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório