Incêndio de Mação é o que mantém mais operacionais no terreno
Patrícia Gaspar fez o briefing matinal da Proteção Civil.
© Global Imagens
País Proteção Civil
A adjunta de operações da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, fez um balanço do estado dos incêndios em território nacional e revelou que a maior preocupação se prende com o incêndio da Sertã, mais especificamente na zona de Mação.
Esse incêndio conta com o apoio de “1.231 operacionais no terreno, 357 veículos e seis meios aéreos, dois espanhóis”, sendo que haverá uma reavaliação dos pedidos de ajuda internacionais caso haja necessidade.
A responsável frisou que a “grande preocupação” do presente ano “não tem sido o número de ocorrências diárias, mas a violência com que estas ocorrências se iniciam”, sendo que se “assumem com comportamentos imprevisíveis” e “complexos”.
Até ao momento estão registados “oito feridos leves e sete pessoas assistidas”. “É natural que no novo apuramento o número possa vir a ser diferente”, referiu Patrícia Gaspar, ressalvando que a maioria dos feridos são por “inalação de fumos e exaustão”, não havendo problemas de maior.
No total, estão 1.648 operacionais no terreno apoiado por 534 meios aéreos, adiantou a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no 'briefing' na sede da entidade, em Carnaxide.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com