Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Incêndio em Setúbal: Autarca diz que não foi preciso evacuar hospital

Mais de 100 bombeiros combatem as chamas que deflagraram ao final da tarde desta terça-feira em Setúbal.

Incêndio em Setúbal: Autarca diz que não foi preciso evacuar hospital
Notícias ao Minuto

22:47 - 25/07/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Chamas

Cerca de 500 pessoas foram retiradas das suas casas por precaução devido à proximidade das chamas. Apesar das evacuações levadas a cabo pelas autoridades, não há incidentes a registar e nenhuma casa foi atingida pelo incêndio, à exceção da “cobertura de uma habitação”.

Quem o garantiu foi Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que falou aos jornalistas ao início desta noite.

De acordo com a autarca, o pequeno incêndio começou “junto à estrada mesmo atrás do Hospital da Luz, pelas 18h00, mas de pequeno rapidamente tomou grandes proporções”, muito ajudado, referiu, pelos ventos fortes que se fazem sentir um pouco por todo o país e que tanto têm dificultado o combate às chamas em vários concelhos.

No caso de Setúbal, foi a intensidade do vento que fez alastrar o incêndio da zona do hospital para o lado da Reboreda, explicou a autarca que garantiu que “não foi preciso evacuar o Hospital da Luz”.

A presidente do município aproveitou para chamar a atenção para a falta de limpeza das matas por parte dos seus proprietários. “Pedimos aos proprietários muitas vezes para limparem as matas. Tomámos posse administrativa de cerca de 40 hectares que limpámos em dois meses”, referiu.

Quanto às pessoas que foram retiradas das suas habitações, a autarca garantiu que estão “distribuídas por amigos e por equipamentos que a Câmara colocou à sua disposição, estando tudo devidamente acautelado”. Questionada sobre quando estas pessoas poderão regressar a casa, Maria das Dores Meira foi perentória: “Só depois do rescaldo do incêndio estar bem consolidado podemos dizer às pessoas para regressarem às suas habitações”.

Além das habitações, também um infantário e um hotel em Casal dos Combros foram evacuados por precaução.

Às 22h30 estavam no terreno 140 bombeiros apoiados por 49 viaturas, sendo que os operacionais são oriundos de várias corporações de municípios vizinhos, incluindo Lisboa e Évora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório