Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Marcelo Rebelo de Sousa em Mação para acompanhar incêndios

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou cerca das 21:30 ao posto de comando da proteção civil em Mação, para se inteirar sobre a evolução do incêndio de grandes proporções que lavra no concelho desde domingo.

Marcelo Rebelo de Sousa em Mação para acompanhar incêndios
Notícias ao Minuto

21:57 - 25/07/17 por Lusa

País Presidentes

Marcelo Rebelo de Sousa chegou ao posto de comando instalado no Largo da Feira, no centro da vila de Mação, onde já se encontrava o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que chegara uma hora antes.

Aos jornalistas, Jorge Gomes disse que o incêndio de Mação se tem desenvolvido "de uma forma anormal, a uma velocidade muito grande, que o sistema não conseguiu acompanhar".

"A prioridade tem sido a salvaguarda das pessoas e dos seus bens", disse o governante, lembrando que o incêndio deflagrou na Sertã, distrito de Castelo Branco.

Questionado sobre as críticas à alegada falta de meios para o combate ao fogo, Jorge Gomes disse que "estiveram em Mação oito aviões sem praticamente conseguirem operar, devido ao muito fumo no local".

Sobre o SIRESP, o governante reconheceu "falhas no sistema", acrescentando que o Governo "exige que o sistema esteja sempre em pé e sem falhas".

O fogo que lavra em Mação continua numa situação "muito preocupante, com vento muito forte, aldeias em perigo e casas a arder", estando o secretário de Estado da Administração Interna a caminho do local, disse o presidente do município.

Em declarações à Lusa no posto de comando, Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, disse que este incêndio já obrigou à evacuação de uma dezena de aldeias, num total de cerca de 200 pessoas, mas algumas já regressaram a casa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório