Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Estamos a fazer tudo para garantir que combate chega a todas as frentes"

Cerca das 19h00 estavam ativos, em Portugal Continental, 62 ocorrências de incêndios florestais.

"Estamos a fazer tudo para garantir que combate chega a todas as frentes"
Notícias ao Minuto

19:45 - 25/07/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Proteção Civil

Desde a meia-noite desta terça-feira já se registaram 104 ocorrências de incêndios florestais. A informação foi revelada esta tarde pela Proteção Civil, através de Patrícia Gaspar, adjunta-nacional de operações.

No entanto, são três os teatros de operações que mais preocupam as autoridades: Sertã e Vale de Coelheiros, no distrito de Castelo Branco, e Mantela, no distrito de Santarém.

A responsável explicou que o vento “tem soprado de forma muito forte com rajadas que, por vezes, chegam a alcançar os 70 km/hora, o que provoca novos focos de incêndio e reativações em zonas que já haviam sido dadas como dominadas”.

Patrícia Gaspar admitiu também que “o grande desafio tem sido criar o equilíbrio entre o que é o combate direto às chamas nas diversas frentes ativas e, em simultâneo, conseguir garantir toda a proteção necessária às povoações que se encontram na linha de fogo”.

Em conferência de imprensa realizada esta tarde, a responsável disse ainda que, no momento, não é possível contabilizar o número total de aldeias que já foram evacuadas, mas sublinhou que os meios no terreno têm “conseguido reagir de forma preventiva e evitar, assim, danos de maior”.

Quanto às críticas que têm vindo a ser feitas, em especial pelo presidente da Câmara Municipal de Mação, Patrícia Gaspar garantiu que “todos os meios estão a ser geridos de forma integrada”, até porque, lembrou, a “área de Mação é um setor do grande incêndio da Sertã”. No que diz respeito aos meios no terreno, a responsável contabilizou 1.045 operacionais, 329 meios terrestres, 12 meios aéreos e 11 máquinas de rasto.

“Todos nós entendemos a preocupação de quem está no local e gostaria de ver, naquele local específico, um maior reforço. Mas é importante perceber-se que há várias frentes ativas que têm de ser combatidas em simultâneo e nós estamos a fazer tudo para garantir que o combate chega a todas as frentes”, finalizou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório