Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Fogo ameaça habitações na aldeia do Carvoeiro

As pessoas estão a ser retiradas das suas casas devido à proximidade do fogo na aldeia do concelho de Mação, distrito de Santarém.

Fogo ameaça habitações na aldeia do Carvoeiro
Notícias ao Minuto

12:24 - 25/07/17 por Ana Lemos com Lusa

País Proteção Civil

Várias aldeias estavam "em risco" no concelho de Mação às 12h10 de hoje devido a reacendimentos e novos focos de incêndio, com chamas a lavrar nas freguesias de Carvoeiro, Envendos, Cardigos, Ortiga e União de Freguesias de Mação.

"A situação é muito grave, com reacendimentos em Carvoeiro, Envendos e Cardigos, e novos focos de incêndio em freguesias como Ortiga e Mação, que estão a obrigar os bombeiros a correr de um lado para o outro e a uma dispersão de meios de combate no terreno", disse à Lusa o presidente da Câmara de Mação, no distrito de Santarém, Vasco Estrela.

A SIC Notícias acrescenta que o fogo obrigou a retirar cerca de 200 pessoas de Carvoeiro, e mais de uma dezena de aldeias e lugares receberam ordem para ser evacuados. Há registo de feridos ligeiros e de vários danos materiais.

Na Sertã, à mesma hora, a situação operacional circunscrevia-se a "rescaldos e consolidação" do incêndio que deflagrou naquele município de Castelo Branco no domingo à tarde e que alastrou ao vizinho município de Proença-a-Nova, ainda em Castelo Branco, e a Mação, já no distrito de Santarém, afirmou à Lusa o responsável pela Proteção Civil Municipal, Rogério Fernandes.

De acordo com os dados do site da Autoridade Nacional de Proteção Civil no local estão mais de 1.040 operacionais, apoiados por 327 viaturas e 12 meios aéreos.

[Notícia atualizada às 13h04]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório