Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Forças portuguesas resgatam mais de 50 migrantes na ilha grega de Samos

A GNR faz parte das equipas de apoio às fronteiras europeias.

Forças portuguesas resgatam mais de 50 migrantes na ilha grega de Samos
Notícias ao Minuto

10:55 - 25/07/17 por Notícias Ao Minuto

País Frontex

A Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou ontem, dia 24 de julho, “a noroeste da cidade de Samos, 56 migrantes (26 crianças, 15 mulheres e 15 homens)”. A operação surge no âmbito da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX).

O patrulhamento da GNR detetou e intercetou “uma embarcação de borracha, com cerca de 10 metros, que transportava mais de meia centena de pessoas”.

“Foram prontamente colocados a bordo da embarcação portuguesa por questões de segurança e transportados até ao porto de Malagari – Samos, onde foram entregues às autoridades locais. Das crianças resgatadas, oito aparentavam menos de um ano de idade”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

Saliente-se que, em menos de uma semana, a GNR já resgatou mais de 100 pessoas e mantém-se no terreno para “prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório