Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Dia de muito calor. Risco de incêndio é máximo em 30 concelhos

Depois de uma semana com tempo mais fresco e instável, nalgumas regiões do país, o calor volta em força este domingo, com os termómetros a marcar temperaturas de 35 graus no Alentejo. O risco de incêndio é máximo numa grande parte do país, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Dia de muito calor. Risco de incêndio é máximo em 30 concelhos
Notícias ao Minuto

07:45 - 23/07/17 por Lusa com Notícias ao Minuto

País IPMA

De acordo com o IPMA, Lisboa conta este domingo com uma temperatura máxima de 28 graus, sem qualquer previsão de céu nublado. Beja chegará aos 35 graus, a mesma temperatura prevista para Évora.

Rumando a Sul, Faro vai contar com 32º graus de máxima, e à imagem do resto do país, céu limpo. No Norte, habitualmente mais fresco, o IPMA prevê uma máxima de 25 graus Celsius para o Porto

Apesar do calor e céu limpo, o vento andará por aí a dar o 'ar da sua graça'. Está previsto para este domingo vento moderado a forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas. 

O risco de incêndio é também uma variante a ter em conta este domingo. De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de concelhos nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro. Há ainda vários concelhos com risco elevado e muito elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório