Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Reunião do Conselho de Estado começou pelas 15:15, com duas ausências

A reunião do Conselho de Estado começou hoje pelas 15:15, no Palácio de Belém, com duas ausências, dos conselheiros Leonor Beleza e António Damásio, disse à Lusa fonte da Presidência da República.

Reunião do Conselho de Estado começou pelas 15:15, com duas ausências
Notícias ao Minuto

15:58 - 21/07/17 por Lusa

País Conselho de Estado

De acordo com a mesma fonte, os dois conselheiros de Estado justificaram previamente a ausência nesta reunião do órgão político de consulta presidencial, a sexta desde que Marcelo Rebelo de Sousa é Presidente da República.

O neurocientista António Damásio, designado pelo Presidente da República em 24 de novembro para substituir António Guterres como conselheiro de Estado e empossado em 24 de abril, continua sem se estrear numa reunião deste órgão político.

O Conselho de Estado reúne-se hoje para debater a situação económica e financeira, no mesmo dia em que se reuniu o Conselho Superior de Defesa Nacional. As duas reuniões estavam previstas para junho, mas foram adiadas devido aos incêndios que atingiram o centro do país nessa altura.

Estas duas reuniões acontecem após um período político conturbado em que o CDS-PP pediu a demissão de dois ministros - da Administração Interna, na sequência dos incêndios de Pedrógão Grande, e da Defesa Nacional, após o furto de armamento do paiol de Tancos, do Exército.

Os democratas-cristãos chegaram até a pedir uma audiência ao Presidente da República para abordar o assunto.

No debate sobre o Estado da Nação, no parlamento, em 12 de julho, o primeiro-ministro, António Costa, recusou liminarmente a demissão de Constança Urbano de Sousa, com a pasta da Administração Interna, e de Azeredo Lopes, da Defesa.

Desde que Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse, em 09 de março de 2016, o Conselho de Estado reuniu-se em 07 de abril, 11 de julho, 29 de setembro e 20 de dezembro de 2016 e em 31 de março deste ano.

Presidido pelo chefe de Estado, o Conselho de Estado é composto por presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, presidente do Tribunal Constitucional, Provedor de Justiça, pelos presidentes dos governos regionais e pelos antigos Presidentes da República.

Integra, ainda, cinco cidadãos designados pelo Presidente da República, pelo período correspondente à duração do seu mandato, e cinco eleitos pela Assembleia da República, de harmonia com o princípio da representação proporcional, pelo período correspondente à duração da legislatura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório