Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Protestos dos enfermeiros são atitudes "intempestivas" e "fora da lei"

Ministro da Saúde diz que os protestos de enfermeiros especialistas em obstetrícia é "etica e deontologicamente condenável".

Protestos dos enfermeiros são atitudes "intempestivas" e "fora da lei"
Notícias ao Minuto

13:57 - 20/07/17 por Melissa Lopes

País Ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, considerou esta quinta-feira o protesto dos enfermeiros, que tem encerrado e limitado blocos de partos no país, como uma "atitude intempestiva" e "fora da lei".

Falando a propósito da criação do Centro Hospital da Universidade do Algarve, no briefing após o Conselho de Ministros, Adalberto Campos respondeu às questões dos jornalistas sobre o protesto dos enfermeiros da área de obstetrícia, que exigem ser pagos como especialistas que são.

"É preciso reiterar mais uma vez que o Governo não confunde os planos. Não estamos perante uma greve, estamos perante um protesto desorganizado, estamos perante uma atitude que ética e deontologicamente é condenável, que está a ser baseada no alarme social e inquietação de um grupo muito vulnerável de cidadãos", disse o governante.

"O Governo não tem nenhuma dúvida que se demarcará e tudo fará para que a salvaguarda das condições clínicas seja mantida, e não pactuará com comportamentos irresponsáveis fora do quadro legal", acrescentou, dando conta que ainda hoje o secretário de Estado da Saúde terá uma ronda negocial com os sindicatos que representam os enfermeiros. E é nesse quadro, prosseguiu, "que se estabelecerão, ao longo dos próximos meses, quadros e molduras de negociação dentro das possibilidades do país e dentro daquilo que é o constrangimento orçamental que existe".

Reforçando que o Governo distingue "aquilo que são expetativas legitimas de grupos profissionais", o ministro disse não "poder aceitar atitudes intempestivas que vivem de perturbação psicológica, desenquadradas e que são intoleráveis do ponto de vista político".

Adalberto Campos Fernandes disse ainda ter "indicação" de que, muito em breve, "ainda hoje até ao final do dia ou amanhã de manhã, o ministério terá acesso ao parecer jurídico do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) pedido pela tutela. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório