Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Gentil Martins e André Ventura? Têm direito à "tonteria" e ao "desatino"

Vital Moreira defende que tanto o médico Gentil Martins como o candidato do PSD a Loures têm direito à liberdade individual.

Gentil Martins e André Ventura? Têm direito à "tonteria" e ao "desatino"
Notícias ao Minuto

12:54 - 20/07/17 por Melissa Lopes

País Vital Moreira

Ainda a propósito das duas polémicas que muita tinta têm feito correr, as declarações do médico Gentil Martins e as declarações de André Ventura feitas ao Notícias ao Minuto, Vital Moreira também tem algo a dizer. Contrariando a onda "condenatória dos virtuosos" e reconhecendo a "tonteria" de um e o "desatino" de outro, o jurista defende que ambos têm direito à liberdade individual.

E explica. No caso das declarações de Gentil Martins sobre a homossexualidade, estas são "uma tonteria à luz dos conhecimentos científicos atuais e devem ser rejeitadas".

Porém, de acordo com o seu entendimento, "transformar essas declarações num caso disciplinar é estulto". "A liberdade individual inclui o direito à tonteria", defende.

No que toca à não menos polémica discussão que envolve o candidato do PSD a Loures, André Ventura, diz Vital Moreira que as suas declarações sobre ciganos "são politicamente inadmissíveis e devem ser condenadas, mas fazer dessas declarações um caso criminal é estúpido".

"A liberdade política inclui o direito ao desatino", analisa num texto publicado no blog Causa Nossa, concluindo, nas duas situações, que o "zelo condenatório dos virtuosos não é menos censurável nem menos populista do que o desmando verbal dos prevaricadores".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório