Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Encontro mundial de colecionadores do Citroën 2CV junta mil veículos

Do mais antigo ao mais recente, 1350 automóveis "dois cavalos" são esperados entre 26 e 31 de julho no 22.º encontro mundial dos colecionadores, que pela segunda vez se realiza na Ericeira (Mafra) e em Portugal.

Encontro mundial de colecionadores do Citroën 2CV junta mil veículos
Notícias ao Minuto

09:04 - 19/07/17 por Lusa

País Ericeira

Até ao momento estão inscritos 1.350 veículos e 1.800 participantes, de 26 países diferentes, entre os quais Israel, França, Estados Unidos da América, Noruega ou Nova Zelândia, disse hoje à Lusa Rogério Soares, presidente da Associação 2CVPortugal2017, criada no seio dos seis clubes existentes em Portugal para organizar o evento.

O Citroën 2CV mais antigo (1952) e o mais recente (1990) em todo o mundo são portugueses e vão integrar o evento.

"O país que está mais representado em número de carros é a França, com mais de quinhentos, seguindo-se Portugal", adiantou o também diretor do encontro.

Desde sábado que os Citroën 2CV começaram a entrar no país, integrados numa Volta a Portugal. Uma competição em pistas de terra batida está também a decorrer em 36 concelhos do país, com meia centena de automóveis deste modelo.

A 30 de julho, 250 "dois cavalos" de todos os países representados vão circular entre Ericeira e Mafra.

Durante seis dias, o evento conta com um programa que vai desde provas de demonstração, corridas em pista, concursos de montagem e desmontagem, feira de trocas, animação com djs e grupos de música, e dança tradicionais portuguesas em diversos locais da vila da Ericeira e uma exposição dos veículos mais emblemáticos, miniaturas e memórias dos 40 anos de encontros e de história do mítico automóvel no claustro sul do Palácio Nacional de Mafra.

À exceção do resto do programa, o museu instalado em Mafra é de entrada livre.

É a segunda vez que Portugal recebe o Encontro Mundial dos Amigos 2CV. O país recebeu em 1987 o sétimo encontro, também na Ericeira, onde participaram 987 veículos, a maioria dos quais oriundos da Alemanha.

Portugal apresentou candidatura há quatro anos para organizar o evento. Em 2018, acontece na Croácia.

Passados 30 anos, o evento regressa à Ericeira, uma vez que "foi Mafra a câmara que melhores condições de logística e de alojamento ofereceu" para a organização da prova, referiu Rogério Soares.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, a Citroën adiou de 1940 para 1948 o início da produção, que veio a terminar só a 27 de julho de 1990, na fábrica de Mangualde, em Portugal, país que comercializou também o último exemplar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório