Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Novo livro de Maria Teresa Horta, 'Poesis', é apresentado hoje em Lisboa

O novo livro da poetisa Maria Teresa Horta, 'Poesis', é apresentado hoje, em Lisboa, ao final da tarde, num conversa entre a autora e o jornalista Nicolau Santos.

Novo livro de Maria Teresa Horta, 'Poesis', é apresentado hoje em Lisboa
Notícias ao Minuto

07:37 - 18/07/17 por Lusa

País Literatura

'Poesis' é o título do novo livro de poesia de Maria Teresa Horta, que se estreou literariamente em 1960, e a conversa entre a poetisa e o jornalista está agendada para as 18:30, na Livraria Leya na Buchholz, na rua Duque de Palmela, em Lisboa.

Segundo comunicado das Publicações D. Quixote, que chancelam a obra, esta é 'uma reflexão sobre a poesia e, também, um retrato poético sobre a vida da própria autora enquanto poetisa, com vários poemas alusivos ao seu percurso pessoal, abordando as dificuldades e as perseguições de que foi alvo enquanto mulher e autora de poesia erótica'.

Maria Teresa Horta, de 80 anos, fez parte do grupo literário denominado 'Poesia 61' e estreou-se com 'Espelho Inicial' (1960).

Na área da poesia tem publicados 22 títulos, além de antologias, como 'Poesia Reunida 1960-2006', em 2009.

Em 2012 publicou 'As Palavras do Corpo (Antologia de Poesia Erótica)' e 'Poemas para Leonor', este último inspirado na poetisa Leonor de Almeida Lorena e Lencastre, marquesa de Alorna, uma antepassada sua, do lado materno, e sobre quem escreveu o romance 'As Luzes de Leonor', que lhe valeu o Prémio D. Diniz.

A livraria Leya na Buchholz foi a escolhida, este ano, como Livraria Preferida, numa eleição 'online', promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), no âmbito do programa 'Ler em Todo o Lado'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório