Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Marcelo elogia "a visão" de Peña Nieto e convida-o a visitar Portugal

O chefe de Estado português elogiou hoje na Cidade do México "a visão" e "a determinação" do Presidente mexicano, considerando que a história lhe fará justiça, e convidou-o a visitar novamente Portugal.

Marcelo elogia "a visão" de Peña Nieto e convida-o a visitar Portugal
Notícias ao Minuto

22:19 - 17/07/17 por Lusa

País México

Numa intervenção no Palácio Nacional, onde foi recebido por Enrique Peña Nieto, Marcelo Rebelo de Sousa disse que os "laços de colaboração e de amizade" entre Portugal e México "conheceram um salto qualitativo devido à pessoa e à obra" do Presidente do México "e da sua administração".

"E, por isso, saúdo também a sua visão, a sua determinação, a sua capacidade de construir no plano das relações bilaterais, como no plano multilateral", acrescentou.

Mais à frente, o Presidente português referiu que os empresários portugueses têm investido "em setores muito diversos" no México, "que têm conhecido um progresso nos últimos quatro anos".

A este propósito, voltou a elogiar Peña Nieto, declarando: "Esse progresso é inseparável do papel de vossa excelência e da sua administração. É uma justiça que tem de ser feita. E a história fará essa justiça. Quando se olhar para as relações, não apenas entre Portugal e o México, mas entre a União Europeia e o México".

"Quando se olhar para a diversificação como objetivo da política comercial e financeira mexicana, vossa excelência e a sua administração serão vistos como tendo um papel essencial nestes últimos anos", completou.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou a importância das relações humanas para os relacionamentos entre Estados, defendendo que são "inseparáveis".

"A política, como a economia, como a sociedade, dependem de homens e mulheres concretos, de e carne e osso, não são abstrações. E são essas pessoas que fazem avançar a economia, as finanças, a sociedade, a cultura e a política", prosseguiu.

No final da sua intervenção, o Presidente da República manifestou-se convicto de que as relações entre Portugal e o México "vão continuar a avançar", e revelou que convidou o Presidente mexicano "a visitar, uma vez mais, Portugal, porque nunca é de mais visitar-se os amigos".

Peña Nieto, que esteve em Portugal em visita de Estado em 2014, agradeceu as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório