Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Peña Nieto aponta Marcelo como um dos promotores da recuperação económica

O Presidente mexicano apontou hoje o chefe de Estado português como "um dos principais promotores da recuperação económica de Portugal" e considerou que a sua visita de Estado ao México "dá um impulso renovado" às relações bilaterais.

Peña Nieto aponta Marcelo como um dos promotores da recuperação económica
Notícias ao Minuto

23:28 - 17/07/17 por Lusa

País México

Numa intervenção no Palácio Nacional, na Cidade do México, onde hoje recebeu Marcelo Rebelo de Sousa, Enrique Peña Nieto expressou "grande respeito e enorme afeto" pelo Presidente português, a quem se dirigiu como "grande amigo do México".

"Senhor Presidente, reconhecemos em si um dos principais promotores da recuperação económica de Portugal, depois a crise que o mundo viveu nos anos 2008, 2009", afirmou o chefe de Estado e de Governo do México, com Marcelo Rebelo de Sousa ao seu lado.

Peña Nieto considerou que esta visita de Marcelo Rebelo de Sousa "é particularmente significativa", por ser a primeira visita de Estado de um Presidente de Portugal ao México desde há 18 anos e "dá um impulso renovado" às relações entre os dois países.

"A sua visita representa um ponto culminante na relação que os nossos países desenvolveram nos últimos anos. Destaco a visita oficial ao México do então primeiro-ministro Pedro Passos [Coelho] em outubro de 2013, assim como a memorável visita de Estado que realizei a Portugal em junho de 2014", acrescentou.

Peña Nieto descreveu a sua reunião com o Presidente português como "muito produtiva" e disse que os dois países estão empenhados em "trabalhar conjuntamente para impulsionar as trocas comerciais" bilaterais ainda mais.

"Concordámos que é um bom momento para aproveitar novas áreas de oportunidade", prosseguiu, referindo que "o México é já é o segundo parceiro de Portugal na América Latina".

O Presidente do México saudou a delegação empresarial que acompanha a visita de Marcelo Rebelo de Sousa, composta por cerca de 40 empresas, e destacou o investimento português no México nos últimos anos.

"O México converteu-se num dos destinos prioritários das empresas portuguesas na América Latina. Hoje, mais de 160 empresas portuguesas participam em setores como o energético, o tecnológico ou a construção, assim como as indústrias aeroespacial e automóvel", realçou.

Segundo Peña Nieto, Portugal e México pretendem também "promover o turismo recíproco" e "fomentar a cooperação em ciência e tecnologia, assim como os intercâmbios educativos e culturais".

"Dá-me muito gosto que no próximo ano Portugal seja país o convidado da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, a maior da Ibero-América", mencionou.

No final da sua intervenção, Peña Nieto referiu que Marcelo Rebelo de Sousa nunca antes tinha visitado o México e convidou-o a "regressar num futuro próximo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório