Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Níveis de ozono no ar elevados em Vouzela. Alerta para danos na saúde

A concentração de ozono no ar ultrapassou sexta-feira, ao final da tarde, no concelho de Vouzela, os níveis a partir dos quais pode afetar a saúde, especialmente dos grupos populacionais mais sensíveis, informaram hoje as autoridades.

Níveis de ozono no ar elevados em Vouzela. Alerta para danos na saúde
Notícias ao Minuto

08:45 - 15/07/17 por Lusa

País Viseu

Em nota enviada, esta noite, à agência Lusa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) afirma que, na estação de Fornelo do Monte, no concelho de Vouzela (distrito de Viseu), a medição da qualidade do ar registou valores que ultrapassam o nível de concentração de ozono, de 180 microgramas por metro cúbico, estabelecido como limiar de informação obrigatória ao público.

Entre as 19:00 e as 20:00 de sexta-feira foi registada naquela estação uma concentração de ozono média horária de 189 microgramas por metro cúbico.

A CCDRC alerta, assim, para o facto de os valores de concentração observados poderem "provocar danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis da população (crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas)".

A exposição a este poluente afeta, "essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações oculares", informa.

A CCDRC recomenda que os residentes nos locais afetados "reduzam ao mínimo" a atividade física intensa no exterior "sobretudo ao ar livre" e evitem outros fatores de risco, "tais como fumar ou utilizar/contactar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição", como gasolina, tintas e vernizes.

As pessoas devem respeitar "rigorosamente tratamentos médicos em curso" e recorrer a cuidados médicos "em caso de agravamento de eventuais sintomas", adverte ainda a CCDRC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório