Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Lisboa cheia de cores, amores e sabores (vista por quem é de fora)

O que a capital portuguesa tem para oferecer de melhor, segundo os olhos de quem não é mas já se sente português.

Notícias ao Minuto

16:10 - 14/07/17 por Emílio Ferasso

País Roteiros

Lisboa está na moda. Agora é a vez de os brasileiros descobrirem as maravilhas que a capital portuguesa tem a oferecer e quem chega à cidade pode ficar espantado com a variedade de cores e sabores que a cidade possui e proporciona aos visitantes de todos os cantos do mundo. Lisboa é colorida, vibrante, cheia de vida, de cheiros e de sabores. É conhecida mundialmente como a cidade das sete colinas, que abriga um povo acolhedor e simpático, mas ao mesmo tempo autêntico.

A capital portuguesa é uma pequena grande cidade. Pequena porque está perto de tudo, mas com grande alma, grande personalidade e também uma grande miscigenação de povos, culturas e arte. Muita arte. São quase duzentos museus, milhares – isso mesmo, milhares de restaurantes – e opções gratuitas para quem quer aproveitar a vida ao máximo.

Confira alguns ‘sítios’ que não pode deixar de conhecer nos seus dias pela cidade, e na galeria acima algumas fotos para se deleitar.

1. Torre de Belém

Um dos mais conhecidos símbolos de Portugal, essa edificação fica à beira do Rio Tejo e tinha a função de ser uma torre de observação para ver quem se aproximava da capital. Sobreviveu ao terremoto de 1755 e hoje representa a arquitetura, os costumes e o orgulho nacional. Parada obrigatória, vale a pena subir os cinco andares da torre de pedra para, além de conhecê-la, apreciar a bela vista que ela oferece.

2. Elevador de Santa Justa

O famoso ascensor (como é chamado), foi tombado pela UNESCO como Património Artístico e Cultural da Humanidade. Está no coração da baixa lisboeta e tem a função de transportar quem quer ir da zona (da) Baixa ao Bairro Alto da cidade. Construída em 1902, a obra é utilizada tanto pelos moradores, que poupam uma grande volta, como encanta os turistas com seu estilo neogótico.

3. Castelo de São Jorge

O milenar Castelo de São Jorge foi erguido no topo de uma das sete colinas que rodeiam Lisboa. De dentro do Castelo, que está erguido num dos bairros considerados mais bonitos do mundo, Alfama, avista-se a outra margem do Rio Tejo. De lá se vê quem chega pelo Oceano. Uma obra moura, o castelo concentra muita história e beleza, além do que, para chegar lá, é preciso embrenhar-se por Alfama. Visita dupla.

4. Mais atrações

Mas além desses badalados destinos, não pode deixar de se visitar o Mosteiro dos Jerónimos, o Panteão Nacional, a imponente Catedral da Sé, só para citar algumas opções que não se pode perder. Mas andar por Lisboa, além dos roteiros vendidos pelas operadoras de turismo, reserva muitas surpresas.

As ruelas dos bairros Alfama, Mouraria, Martim Moniz, Bica e Bairro Alto, entre outros, são quase como um quebra cabeças de muitas peças, pois são ruelas muito, mas muito parecidas. Nelas é possível ver como o lisboeta típico vive, com roupas penduradas nas janelas, flores, gritos oriundos da casas e cheiros dos deliciosos pratos que aqui se come. Essa é a verdadeira alma da cidade, onde a gente se insere dentro dos costumes e tradições. Lisboa é repleta de jardins, praças, fontes, chafarizes que, além de embelezar, servem para mostrar que aqui preocupam-se com a manutenção da história, das tradições e da natureza. Muitas árvores fazem com que o ar seja fresco, que, além da brisa marinha e do ar que o Rio Tejo traz desde a sua nascente, fazem com que se respire e inspire e se absorva muito bem esses ares meio europeus, meio brasileiros, meio misturados. Não há melhor época para se visitar a cidade, mas no inverno, a cidade está mais vazia e é possível absorver melhor a experiência que é, de facto, conhecer a cidade. O clima é ameno, com temperaturas próximas dos zero graus no inverno e com alguma humidade.

Já quem visita Lisboa no verão,depara-se com temperaturas acima dos trinta graus e um sol escaldante. A visita fora do verão é boa por certos motivos: não há tanta gente e os preços são consideravelmente mais convidativos.

5. Transportes

Os transportes aqui funcionam muito bem, não só em Lisboa, mas em todo o país. Aqui existem os elétricos, metro, comboios, tuk tuks, táxis, aviões, transporte fluvial e muitas bicicletas (menos do que seria o ideal, por conta das tais colinas, mas muito mais do que se vê em outras cidades). Existem muitos elevadores que levam das partes do topo das colinas para as partes baixas da cidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório