Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicato acusa Hotel Pestana de explorar trabalhadoras da limpeza

Hotel Pestana Algarve Race, no Autódromo Internacional do Algarve, terá ameaçado com despedimento quatro funcionárias da limpeza, obrigando-as a limpar cerca de 30 apartamentos por dia.

Sindicato acusa Hotel Pestana de explorar trabalhadoras da limpeza
Notícias ao Minuto

11:54 - 12/07/17 por João Oliveira

País Algarve

O grupo Pestana, mais concretamente o Hotel Pestana Algarve Race, é acusado de explorar e ameaçar funcionárias da limpeza.

Através de um comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve denuncia que quatro trabalhadoras “estão retidas no Pestana Algarve Race, no Autódromo Internacional do Algarve e estão a ser forçadas a limpar cerca de 30 apartamentos por dia sob ameaças de despedimento”.

As quatro funcionárias, "que vieram da Madeira", chegaram ao Algarve, com viagens pagas pela empresa, e terão sido “ameaçadas de despedimento e de ficarem sem alojamento por não terem conseguido concluir todos os apartamentos”.

"Uma das trabalhadoras queixa-se que precisa de comprar medicamentos e que não lhe é facultado o transporte para ir à farmácia. Estas trabalhadoras estão alojadas num apartamento do empreendimento sem as necessárias condições de habitação, sendo-lhes proibido levar comida para o apartamento nem lhes é permitido colocar a roupa na lavandaria", denuncia ainda o sindicato.

No mesmo comunicado, o sindicato adianta que “está a preparar uma queixa para a Autoridade para as Condições do Trabalho”, que deverá ser entregue ainda hoje, até porque, revela Tiago Jacinto, membro do Sindicato, esta denúncia é apenas "mais um exemplo" de uma situação "que já se alonga há muito tempo e é habitual" não só no grupo Pestana mas no setor.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, Tiago Jacinto explicou ainda que as trabalhadoras, contratadas pela Serlima (empresa de trabalho temporário), foram instaladas "num único quarto onde cabem 16 pessoas em beliches" e, como já referia no comunicado, estão impedidas de para lá levarem refeições por serem obrigadas a comer no refeitório do hotel, apesar da "falta de qualidade das refeições" - que também já denunciaram.

O membro do sindicato denuncia ainda que, no Algarve, o grupo Pestana faz uma espécie de 'câmbio' de funcionários da região e outros do arquipélago da Madeira, "com a intenção de deslocar os trabalhadores e afastá-los" das suas habitações, famílias e amigos, deixando-os numa "posição fragilizada". Além disso incute nesses funcionários a necessidade de aceitarem estas condições sob pena de não receberem o salário no final do mês.

Contactada pela Notícias ao Minuto, a direção do Hotel Pestana Algarve Race diz desconhecer a situação, mas assegura que a denúncia está já a ser investigada pelas entidades competentes.

[Notícia atualizada às 12h56]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório