Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

CGD 'escondeu' créditos em incumprimento para evitar contas negativas

A denúncia é do Ministério Público e diz respeito a créditos que deixaram de ser pagos entre 2007 e 2016. A informação está a ser avançada pela SIC Notícias.

CGD 'escondeu' créditos em incumprimento para evitar contas negativas
Notícias ao Minuto

17:24 - 10/07/17 por Ana Lemos

País Ministério Público

A SIC Notícias diz ter tido acesso a um acórdão do Tribunal da Relação em que pode ler-se que o Ministério Público suspeita de crime de gestão danosa na Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Em causa, de acordo com a televisão, estará o facto de o banco público ter ‘escondido’ créditos em incumprimento por forma a que não afetassem as contas negativas da CGD. Esses créditos, acrescenta a SIC, terão deixado de ser pagos entre 2007 e 2016.

O Ministério Público suspeita ainda que esses créditos, apesar de estarem em incumprimento, eram registados como estando a ser cobrados e, como tal, não se apresentavam como imparidades, logo não eram reconhecidos como empréstimos de risco.

A SIC revela também, citando o acórdão do Tribunal da Relação, que os juízes consideraram que escasseavam documentos para esclarecer este processo. Caberá agora ao regulador Banco de Portugal entregar ao Ministério Público os documentos solicitados, apesar de anteriormente ter-se recusado a fazê-lo, alegando sigílo bancário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório