Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Morreu o presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora

O presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, morreu hoje à tarde no Hospital Nossa Senhora da Arrábida, em Azeitão, vítima de doença, disse à agência Lusa a vice-presidente do município, Felícia Costa.

Morreu o presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora
Notícias ao Minuto

17:57 - 02/07/17 por Lusa

País Óbito

Augusto Pólvora, autarca do PCP eleito pela CDU, de 57 anos, estava a cumprir o terceiro e último mandato na presidência do município.

Natural de Sesimbra, Augusto Pólvora era casado, tinha quatro filhos e residia na localidade dos Pinheirinhos, freguesia do Castelo, no concelho de Sesimbra, distrito de Setúbal.

Augusto Pólvora licenciou-se em arquitetura com distinção, média final de 19 valores, e foi distinguido com o Prémio do Reitor da Universidade Técnica Eslovaca de Bratislava.

Foi autor e coautor de diversos estudos, planos e projetos na área do urbanismo e arquitetura quer enquanto técnico municipal, quer enquanto profissional liberal, tendo iniciado a atividade profissional como arquiteto em 1985.

No ano seguinte, em 1986, ingressou na Câmara Municipal de Sesimbra, onde exerceu funções no Gabinete da Quinta do Conde e desempenhou, nos anos de 1988 e 1989, as funções de Chefe da Divisão de Administração e Planeamento Urbanístico.

No plano político, Augusto Pólvora foi eleito vereador pela CDU, no mandato de 1989-1993, tendo exercido funções de vereador-substituto do Presidente da Câmara, com responsabilidades diretas nos pelouros do Urbanismo, Habitação, Lagoa de Albufeira e Quinta do Conde. Exerceu também as funções de administrador-delegado da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal entre 1994 e 2002.

Em 1997, Augusto Pólvora voltou a ser eleito vereador pela CDU na Câmara de Sesimbra, exercendo funções não remuneradas com responsabilidades diretas no Pelouro do Trânsito e Transportes.

Reeleito vereador pela CDU no mandato 2001-2005, Augusto Pólvora ficou em regime de meio-tempo, com responsabilidades diretas no Pelouro do Planeamento Urbanístico, Ambiente e Toponímia.

Em 2005 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, tendo sido reeleito por duas vezes para o cargo, que desempenhou até hoje, dia em que faleceu após doença prolongada, no Hospital Nossa Senhora da Arrábida, em Azeitão.

O funeral de Augusto Pólvora deverá realizar-se na terça ou na quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório