Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Desacatos em Albufeira: "Temos de ter uma capacidade de previsão"

Na sequência dos desacatos provocados por turistas nos últimos dias em Albufeira, o presidente da Câmara considera necessário um "reforço policial" acompanhado "por um corpo legislativo".

Desacatos em Albufeira: "Temos de ter uma capacidade de previsão"
Notícias ao Minuto

13:13 - 29/06/17 por Pedro Bastos Reis

País Carlos Silva e Sousa

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, afirmou que é necessário reforçar os meios legais e aumentar o policiamento para evitar que se voltem verificar desacatos como os que aconteceram na passada quarta-feira.

“Neste momento, não temos previsão legal para acautelar e dar força à autoridade para agir, porque são situações completamente novas”, afirmou o autarca em declarações à TVI24.

Em causa estão os incidentes causados por turistas britânicos numa festa na Oura, durante o festival ‘Portugal Invasion’, que obrigaram à intervenção de cerca de 50 agentes da brigada da polícia, sendo que a GNR teve mesmo de fazer disparos para o ar para serenar os ânimos.

Segundo as autoridades e os comerciantes locais, os desacatos foram causados durante vários dias. No último dia em que esteve em Portugal, o grupo provocou uma rixa no Aeroporto de Faro, apesar de não existir registo de feridos.

“Penso que o que aconteceu é uma preocupação. Tratam-se de grupos que vieram para cá de forma organizada, e não me parece que seja gente de bem”, disse Carlos Silva e Sousa, que realçou a importância da prevenção no futuro.“Devo realçar a capacidade das forças policiais de Albufeira. Isto é algo que satisfaz mas não me contenta. Porque, nestas situações novas, temos de ter uma capacidade de previsão”, sublinhou.

O presidente da Câmara de Albufeira disse ainda que há rumores de que outros grupos semelhantes poderão chegar a Albufeira brevemente, mas garantiu não ter, para já, nenhuma confirmação oficial.

Nesse sentido, considera que é necessário reforçar o destacamento policial e reforçar os meios legais. “O lado público tem de agir de duas maneiras: um policiamento eficaz e reforço policial, no sentido preventivo e dissuasor, e isto tem de ser acompanhado por um corpo legislativo que acompanhe estas novas realidades”, sublinhou.

O autarca reiterou ainda que esta foi uma situação isolada e garantiu que Albufeira continua a ser uma localidade segura. No entanto, considera que é importante estar alerta. “Temos de estar muito atentos e preocupados no sentido de evitar que tornem a acontecer", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório