O CENA e STE aprovaram a fusão em maio, em assembleias-gerais realizadas por cada um dos sindicatos, por considerarem ter deixado de fazer sentido existirem em separado, por trabalharem na mesma área e nos dois últimos anos o trabalho em conjunto ter dado fruto, disse na altura à Lusa André Albuquerque do CENA.
Os dois sindicatos decidiram ainda a fusão para evitar a duplicação de recursos e para libertar mais verbas para a ação sindical.
Desde então, está em funções uma comissão de gestão com membros das duas direções.
Às eleições de hoje concorre uma única lista, que tem como mandatário o ator Rui Mendes.
Da lista A fazem parte, entre outros, as atrizes Carmen Santos e Carla Bolito, os músicos Pedro Salvador e Luís Pacheco Cunha, a bailarina Catarina Grilo, o assistente de realização Pedro Madeira, a produtora Sofia Leal e o técnico de iluminação Daniel Varela.