Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Marcelo condecora Daniel Serrão com Ordem do Infante D. Henrique

O Presidente da República condecorou hoje, a título póstumo, o professor universitário, médico e investigador Daniel Serrão com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que distingue "quem houver prestado serviços relevantes a Portugal".

Marcelo condecora Daniel Serrão com Ordem do Infante D. Henrique
Notícias ao Minuto

21:36 - 27/06/17 por Lusa

País Póstumo

As insígnias foram recebidas pela viúva de Daniel Serrão, Maria do Rosário de Castro Quaresma Valladares Souto, durante uma cerimónia de homenagem ao médico, na Sociedade de Geografia de Lisboa.

"Eu terei a honra de entregar à senhora dona Maria do Rosário as insígnias dessa ordem, certo de que, ao entregar-lhas, estou como que a entregar ao nosso homenageado de hoje. Ele está aqui connosco, ele continua connosco, ele estará connosco para sempre", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

Daniel Serrão morreu em 08 de janeiro deste ano, aos 88 anos.

Nesta cerimónia, o chefe de Estado recordou-o "como mestre e como amigo", salientando a sua intervenção nos domínios da ciência, da pedagogia e das humanidades em geral.

Marcelo Rebelo de Sousa descreveu-o como uma pessoa "brilhante na sua inteligência" e "praticamente imbatível na sua argumentação", que "projetou Portugal no mundo e trouxe o mundo até Portugal".

Na altura da sua morte, o Presidente da República elogiou o seu "papel pioneiro - com, entre outros, Luís Archer e João Lobo Antunes - para a importância académica e a autonomia disciplinar da bioética".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório