Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Nove detidos pela PJ terão lesado Estado em 52,5 milhões de euros

As nove pessoas detidas pela Diretoria do Norte da PJ por associação criminosa para a prática de crimes de fraude fiscal e branqueamento poderão ter lesado o Estado em 52,5 milhões de euros, adiantou à Lusa fonte daquela força.

Nove detidos pela PJ terão lesado Estado em 52,5 milhões de euros
Notícias ao Minuto

18:08 - 27/06/17 por Lusa

País Fuga

Segundo a fonte, os crimes referem-se a negócios relacionados com o ouro.

A operação foi denominada de B 52, sendo o B referente aos "benefícios" que os detidos terão obtido e o número 52 relativo aos milhões de euros em causa.

Entre os detidos, estão empresários e técnicos oficiais de contas.

Em comunicado hoje divulgado, a PJ aludia a oito detidos, mas posteriormente fonte daquela polícia precisou que são nove.

A investigação, realizada em articulação com a Autoridade Tributária, permitiu recolher elementos indiciários de que os suspeitos terão defraudado o Estado com o não pagamento de impostos devidos no âmbito da respetiva atividade comercial.

No decurso da operação, que contou também com a colaboração do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, foram ainda identificadas e detidas em flagrante delito mais cinco pessoas, duas por posse de documentação falsa, duas por entrada e permanência ilegal e uma por detenção de arma proibida.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 29 e os 65 anos, vão ser presentes às competentes autoridades judiciárias para interrogatório e aplicação das respetivas medidas de coação.

A operação decorreu no âmbito de um inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório