Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Não houve interrupção de funcionamento da rede", diz SIRESP ao Governo

Resposta surge em relatório.

"Não houve interrupção de funcionamento da rede", diz SIRESP ao Governo
Notícias ao Minuto

16:20 - 27/06/17 por Pedro Filipe Pina

País Relatório

O SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) não identificou interrupção de funcionamento da rede no incêndio de Pedrógão Grande.

A conclusão surge no ‘Relatório da Rede SIRESP’, divulgado no site do Governo, e é a resposta ao pedido de esclarecimento feito por António Costa no passado dia 23 de junho.

No relatório do SIRESP diz-se ainda que “o desempenho correspondeu e esteve à altura da complexidade do teatro das operações, assegurando as comunicações e a operabilidade das forças de emergência e segurança das forças”.

A entidade operadora do SIRESP refere ainda no relatório que “não houve interrupção de funcionamento da rede nem nenhuma estação base que tenha ficado fora de serviço em consequência do incêndio”.

O mesmo relatório sobre o desempenho do SIRESP adianta igualmente que “não houve estações fora de serviço por falha de energia elétrica”, especificando ainda que, durante o “período crítico”, das 19h de dia 17 de junho (altura em que o incêndio ganhou contornos trágicos), até às 9h do dia seguinte, foram processadas mais de cem mil chamadas, através de 1092 terminais.

O relatório admite ainda que se registaram “situações de saturação na rede”, especificamente no sábado dia 17, mas que estas não foram “significativas”.

O relatório do SIRESP foi divulgado online e pode ser consultado clicando aqui.

[Notícia atualizada às 16h40]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório