Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Vítor Gaspar elogia "reputação extraordinária" de Miguel Beleza

Vítor Gaspar é um dos antigos ministros das Finanças que prestou homenagem a Miguel Beleza.

Vítor Gaspar elogia "reputação extraordinária" de Miguel Beleza
Notícias ao Minuto

21:24 - 26/06/17 por Pedro Filipe Pina

País Cerimónia Fúnebre

O corpo de Miguel Beleza encontra-se em câmara ardente na igreja do Campo Grande, em Lisboa. São várias as figuras que têm prestado homenagens ao economista e ex-ministro das Finanças.

Miguel Beleza faleceu na última quinta-feira, aos 67 anos, e o funeral será realizado amanhã, terça-feira.

O atual ministro das Finanças, Mário Centeno, marcou presença nas cerimónias fúnebres esta segunda-feira. Com ele vários outros antigos responsáveis pela mesma pasta marcaram presença para prestar homenagem, casos de Braga Macedo, Maria Luís Albuquerque e de Vítor Gaspar.

Vítor Gaspar, atualmente no FMI, prestou declarações à antena da RTP, referindo-se a Miguel Beleza como “um grande amigo e um exemplo do que deve ser um economista: uma pessoa preocupada com o rigor e a qualidade das políticas públicas”.

Vítor Gaspar elogiou igualmente a “reputação extraordinária que Miguel Beleza tinha fora do país” e que o próprio conta ter testemunhado no Ecofin, onde o acompanhou “nos anos de 1990 e 1991”, mas também no sistema europeu de bancos centrais, “que ele [Miguel Beleza] ajuda a constituir e influencia de forma decisiva enquanto governador do Banco de Portugal”.

“Por toda a parte onde passou deixou uma magnífica reputação”, realçou o antigo governante sobre Miguel Beleza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório