Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Passos Coelho foi "induzido em erro" pelo provedor de Pedrógão Grande

A polémica declaração de Passos Coelho sobre suicídios nas localidades afetadas pelo incêndio de Pedrógão Grande já foi explicada. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande assume “responsabilidade” pela informação falsa que passou a Passos Coelho.

Passos Coelho foi "induzido em erro" pelo provedor de Pedrógão Grande
Notícias ao Minuto

18:23 - 26/06/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Polémica

Passos Coelho disse hoje de manhã que teve conhecimento de um caso de suicídio de um familiar de uma vítima do incêndio em Pedrógão Grande. Logo de seguida, a Administração Regional de Saúde do Centro apressou-se a negar esta afirmação, garantido que não houve, até à data, "nenhum caso de suicídio com ligação" direta ao local afetado pelo incêndio de Pedrógão Grande. E agora já há uma explicação para a polémica afirmação de Passos Coelho.

João Marques, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, assumiu ter sido o responsável por ter dado a informação errada a Passos Coelho.

"Dei azo a que esta falsa notícia se tornasse pública. Quando chegou Passos Coelho e se quis inteirar do que estávamos a fazer no concelho para ajudar as pessoas afetadas, eu dei-lhe essa notícia, tendo de fonte fidedigna como verdadeira. Mais tarde, por volta das 14h, 15h, viemos a saber que, felizmente, essa notícia era falsa. Houve aqui um mal-entendido, do qual também sou de alguma forma responsável e assumo a responsabilidade da informação que passei a Passos Coelho".

João Marques, que é também líder da concelhia do PSD e cabeça-de-lista do partido às autárquicas, explicou que às 10:00, em Vila Facaia, recebeu a informação, por "pessoas da freguesia" e na presença do presidente da junta, de que uma pessoa se teria suicidado. 

Segundo o provedor da Santa Casa de Pedrógão Grande, não foram avisadas as autoridades competentes porque o responsável pressupôs "que as autoridades já teriam conhecimento" da situação, depois de no domingo ter alertado a Segurança Social e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) sobre a necessidade de acompanhamento psicológico das populações afetadas pelo incêndio.

Ainda assim, João Marques admite a possibilidade de se poderem vir a registar suicídios relacionados com a tragédia que teve lugar em Pedrógão Grande, uma vez que as pessoas estão fragilizadas.

"É uma possibilidade forte, porque as pessoas estão a precisar de ajuda. Não me espantaria que tais situações viessem a suceder. Por isso mesmo, acreditei mais facilmente nessa notícia que se veio a revelar falsa"

João Marques foi líder do executivo de Pedrógão Grande (distrito de Leiria) pelo PSD de 1997 até 2013, altura em que não se pôde recandidatar devido à lei de limitação de mandatos.

Em 2013, Valdemar Alves foi eleito presidente da autarquia, como independente, nas listas do PSD.

Quando se esperava uma recandidatura de Valdemar Alves pelo PSD, a concelhia liderada por João Marques aprovou o nome deste antigo presidente da Câmara como candidato social-democrata à autarquia.

Após esta decisão, Valdemar Alves tornou-se candidato independente pelo PS às eleições de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório