Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Incidentes drones: “Temos de alterar esta situação, não pode continuar”

Pedro Marques admite que “o Estado não manda nos reguladores”, mas considera que é preciso mudar regulamentos para que incidentes com drones não continuem a acontecer.

Incidentes drones: “Temos de alterar esta situação, não pode continuar”
Notícias ao Minuto

17:24 - 26/06/17 por Notícias Ao Minuto/Lusa

País Drones

No dia em que se registou mais um acidente com um drone e um avião da TAP em Lisboa, Pedro Marques disse, em Bruxelas, que estes incidentes não podem continuar a acontecer.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas começou por dizer que "o Estado não manda nos reguladores, é preciso termos isso presente, e portanto foi pedido ao regulador, ao Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos, que fosse feito trabalho para identificar se o recente regulamento produzido pelo regulador sobre esta matéria é suficiente".

O ministro admitiu que este é um problema que está a afetar outros países na Europa. "Estamos todos a nível europeu a passar por constrangimentos, decorrentes da evolução deste setor".

Pedro Marques disse que é preciso "aprender com o melhor que se está a fazer a nível europeu" e no resto do mundo mas que é preciso proceder a alterações nos regulamentos em breve. “Temos de alterar esta situação, isto não pode continuar".

"O problema disto é que acabámos de regulamentar há pouquíssimo tempo. E na verdade o que se está a detetar é que ou não há capacidade de fazer cumprir aquela regulamentação naqueles termos, e então ela também tem que ser mudada por essa razão, ou temos que fiscalizar melhor. Vamos é fazer bem, em vez de fazer precipitadamente. Mas obviamente nós temos que alterar esta situação, isso é indubitável", concluiu.

Só este mês já se registaram seis incidentes entre drones e aviões que se preparavam para aterrar em aeroportos portugueses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório