Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Incêndios: “Apoios estão a acontecer, não ficámos à espera”

Pedro Marques diz que Portugal vai contar com apoios europeus para reconstruir localidades afetadas pelos incêndios. O ministro do Planeamento e das Infraestruturas garantiu que há recursos a nível nacional para apoiar as comunidades mais atingidas pelos incêndios.

Incêndios: “Apoios estão a acontecer, não ficámos à espera”
Notícias ao Minuto

17:07 - 26/06/17 por Notícias Ao Minuto

País Incêndios

Pedro Marques mostrou-se satisfeito com a disponibilidade da Comissão Europeia para avançar com apoios para ajudar as comunidades afetadas pelos incêndios que assolaram o país na última semana e meia.

“A Comissão Europeia mostrou muita flexibilidade para começarmos a apresentar as soluções no terreno. O que interessa é conseguirmos previamente a elegibilidade das despesas”, disse o ministro do Planeamento e das Infraestruturas à saída de uma reunião com a Comissária do Desenvolvimento Regional, Corina Cretu, em Bruxelas.

O ministro disse que o Governo vai “trabalhar com a União Europeia para que isto se concretize em soluções concretas para as população” e garantiu que estes apoios não vão ser canalizados apenas para a região de Pedrógão Grande. “Os apoios estarão no terreno para toda a área afetada”.

Pedro Marques não se mostrou preocupado se os apoios de Bruxelas não forem suficientes para a reconstrução das localidades afetadas pelos incêndios. “Do lado nacional, naquilo que não for possível obter de financiamento europeu, encontraremos os recursos para apoiar as comunidades, recuperar os postos de trabalho”.

O ministro acrescentou que o Governo não está à espera que cheguem os apoios de Bruxelas para começar a reconstrução. “Apoios estão a acontecer, não ficámos à espera. Estamos a tratar do que é mais urgente, depois trataremos da parte mais infraestrutural”.

Questionado sobre os custos dessa reconstrução, Pedro Marques disse que só no final da semana poderão apresentar esses valores. “Não podemos confirmar valores do ponto de vista quantitativo. No final da semana já teremos medidas apontadas e valores para avançar”.

No entanto, admitiu que “o valor pode envolver já centenas de habitações”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório