Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Bombeiros de Cernache do Bonjardim agradecem apoio popular no combate

Os Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, agradeceram hoje o apoio da população no combate aos fogos recentes na região Centro, que provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos.

Bombeiros de Cernache do Bonjardim agradecem apoio popular no combate
Notícias ao Minuto

13:14 - 24/06/17 por Lusa

País Incêndios

"Agradecemos vigorosamente à população o comprometimento no combate às chamas e que, na impossibilidade do nosso auxílio, defendeu com grande coragem pessoas e bens. A todos vós o nosso bem-haja, pois mostraram a força, a raça, a coragem e determinação das nossas gentes", lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.

Os bombeiros agradecem prestam o "mais reconhecimento a todos os que contribuíram para debelar a trágica situação" que se viveu nos últimos dias.

"Em primeiro lugar aos nossos Bombeiros do Quadro Ativo, Quadro de Reserva e Quadro de Honra, que, depois de mais de 24 horas de combate às chamas no inferno que se viveu em Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, se viram confrontados com semelhante inferno na sua terra e que corresponderam de forma heroica e abnegada com os parcos meios de que dispunham", refere a corporação de Cernache do Bonjardim.

Os bombeiros destacam que estavam "completamente sozinhos nas primeiras horas deste incêndio, dado o empenhamento noutros teatros de operações" de outras associações de bombeiros vizinhas.

"Aos Grupos de Reforço que aqui ocorreram de todo o país e da vizinha Espanha, o nosso muito obrigado pelo trabalho fundamental que aqui realizaram para a resolução desta situação, nomeadamente Santarém, Guarda, Lisboa e Beja, à UME (Unidad Militar de Emergencias) proveniente de Madrid e Leon e aos colegas do nosso Distrito que aqui realizaram um trabalho extraordinário", referem no comunicado.

Os bombeiros agradecem ainda à "população que ocorreu de forma massiva ao Quartel e ao Centro Paroquial com bens alimentares, sumos, água e gelo e trabalhando na confeção de refeições e na receção dos donativos.

Os bombeiros de Cernache prestam também agradecimentos aos locais de Oeiras e Coimbra, que ali fizeram chegar bens, e manifestam gratidão aos apoios das câmaras da Sertã, Vila de Rei, Mação, Oleiros e Castelo Branco pela disponibilização das suas máquinas de rasto, bem como à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e à Guarda Nacional Republicana (GNR.)

Elogiam, por fim, o Agrupamento de Escuteiros 721 de Cernache do Bonjardim, Paróquia de Cernache do Bonjardim, Junta de Freguesia do Castelo, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Câmara Municipal da Sertã e à Rádio Condestável.

Os dois grandes incêndios que deflagraram há uma semana, nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis obrigaram à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios consumiram cerca de 53 mil hectares de floresta (o equivalente a 53 mil campos de futebol) e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório