Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Câmara de Viseu disponibiliza cartografia de redes de defesa da floresta

A Câmara de Viseu vai disponibilizar hoje aos agentes da proteção civil a cartografia detalhada e atualizada das redes de defesa da floresta contra incêndios.

Câmara de Viseu disponibiliza cartografia de redes de defesa da floresta
Notícias ao Minuto

11:18 - 23/06/17 por Lusa

País Incêndios

O presidente da Câmara, Almeida Henriques, reúne a Comissão Municipal de Proteção Civil, criada em 2016, e vai apresentar-lhe a cartografia, que é considerada "uma importante ferramenta de apoio às operações de combate a fogos, rescaldo e vigilância".

Na opinião de Almeida Henriques, "o planeamento e uma boa informação são indispensáveis à eficiência e eficácia do dispositivo municipal de proteção civil".

"Hoje damos mais um passo importante na qualificação do nosso sistema local de combate a incêndios, nomeadamente em contexto florestal. Há um caminho exigente para fazer, mas hoje cumprimos mais um passo necessário e importante", frisou.

Segundo a autarquia, "esta cartografia informativa constitui uma importante ferramenta de apoio às operações de primeira intervenção no combate a fogos, rescaldo e vigilância nos teatros de operações, tendo o objetivo de aumentar a eficiência das intervenções e também os níveis de segurança dos agentes".

Este plano integra os registos das áreas de regime florestal, das áreas protegidas e das áreas ardidas no último ano superiores a cinco hectares, a identificação da rede viária florestal operacional e respetiva tipologia de veículo, da rede de pontos de água operacional e das zonas potenciais de perigo.

"A base cartográfica permite uma fácil leitura do território e de todo o sistema de defesa e combate disponível, uniformizando ainda a linguagem entre as diversas entidades envolvidas na proteção civil municipal", acrescenta.

Durante esta reunião será também apresentada a rede municipal de pontos de água para abastecimento dos meios aéreos, terrestres e mistos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório