Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Combate ao fogo em Góis "a evoluir de forma muito favorável"

Meios mantém-se no teatro de operações para diminuir a probabilidade de ocorrerem reativações e reacendimentos, onde o vento é uma variável fulcral.

Combate ao fogo em Góis "a evoluir de forma muito favorável"
Notícias ao Minuto

16:45 - 22/06/17 por Melissa Lopes

País Incêndios

O combate ao incêndio de Góis, que foi dado como controlado na manhã desta quinta-feira, está a "evoluir de forma muito favorável", disse o comandante-adjunto nacional da Proteção Civil, Pedro Nunes, a partir do Centro de Operações de Góis.

Fazendo um ponto de situação do incêndio, Pedro Nunes mostrou-se otimista em relação ao trabalho dos bombeiros no incêndio de Góis, sendo essa tarefa agora a de "diminuir e mitigar a probabilidade de existirem reativações e, no futuo, reacendimentos".

Para isso, mantém-se no teatro de operações cerca de mil operacionais e cerca de 280 viaturas, além dos quatro helicóptero, dois Kamov e dois ligeiros, e de quatro aviões anfíbios. Estão ainda a operar no terreno máquinas de rastos. 

De Espanha, veio um reforço de contingente, da zona da Estremadura, que vão ajudar os meios já no local nas zonas de pontos quentes identificadas através de imagens de satélite. 

Das 27 localidades onde se deslocou pessoas, em 22 os seus habitantes já regressaram a casa, restando apenas cinco. "A correr tudo bem, hj ao final do dia haverá condições para que regressem a casa", disse o comandante.

Questionado sobre alegadas pilhagens nas aldeias evacuadas, Pedro Nunes disse não ter "indicação ou registo" dessa situação. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório