Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pólenes em níveis elevados ou muito elevados nos próximos dias

As concentrações de pólenes no ar vão estar muito elevadas em Trás-os-Montes, Entre Douro e Minho e Beira Litoral e variam entre elevadas e moderadas nas restantes regiões de Portugal continental, indica o Boletim Polínico divulgado hoje.

Pólenes em níveis elevados ou muito elevados nos próximos dias
Notícias ao Minuto

14:51 - 22/06/17 por Lusa

País Boletim Polínico

O boletim da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) para a semana de 23 a 29 de junho de 2017, prevê para as regiões de Trás-os-Montes, Entre Douro e Minho e Beira Litoral concentrações muito elevadas de pólenes da árvore castanheiro e das ervas gramíneas e parietária.

Para as regiões da Beira Interior, Lisboa e Setúbal e Alentejo as concentrações vão estar elevadas, com predomínio dos pólenes das árvores castanheiro e eucalipto e das ervas gramíneas e parietária.

Na região do Algarve o nível de concentração será moderado, com predomínio para os pólenes da árvore castanheiro e das ervas gramíneas.

Ao contrário das regiões do continente, os pólenes estarão em níveis baixos na região Autónoma da Madeira, com destaque para os pólenes da árvore eucalipto e das ervas gramíneas e parietária e nos Açores, os pólenes estarão em níveis moderados com predomínio dos pólenes das árvores pinheiro e palmeira e das ervas gramíneas e parietária.

A alergia ao pólen causa reações do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

O Boletim Polínico faz a divulgação semanal dos níveis de pólenes existentes no ar, através da leitura de postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes em várias regiões do País.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório