Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Respira-se de alívio em Góis: Incêndio dominado

Ao sexto dia de combate as chamas está dominado o incêndio em Góis.

Respira-se de alívio em Góis: Incêndio dominado
Notícias ao Minuto

08:03 - 22/06/17 por Carolina Rico com Lusa

País Incêndios

O incêndio em Góis, no distrito de Coimbra, foi dado como dominado hoje às 07h41, informou aos jornalistas no local o comandante operacional, Carlos Tavares.

O fogo que lavrava desde sábado lavra chegou a ter cinco frentes ativas, mas a diminuição da temperatura e o aumento da humidade registados durante a noite de quarta-feira e a madrugada de hoje ajudaram no combate às chamas.

Ainda assim, os cerca de 1.200 operacionais apoiados por 400 viaturas, além de sete máquinas de rasto, vão permanecer no terreno.

"Há fortes possibilidades de reacendimentos", justificou Carlos Tavares. "Não podemos aliviar" a intervenção e "há ainda muito trabalho pela frente", destacou o comandante, admitindo o surgimento de novos focos de incêndio ao final de manhã, início da tarde, período no qual se prevê temperaturas mais elevadas.

O trabalho no terreno passa agora por "detetar pontos quentes e trabalhar nestes" com máquinas de rasto, de forma a remover a carga térmica para evitar risco de reacendimentos.

O comandante operacional indicou ainda que as pessoas deslocadas das aldeias evacuadas começam hoje a regressar às suas casas.

Foram evacuadas, ao todo, 27 aldeias, dos concelhos de Góis e de Pampilhosa da Serra, envolvendo um total de cerca 200 pessoas, das quais cinco já puderam regressar às suas casas.

Estima-se que haja 30 mil hectares de área afetada, não sendo ainda possível determinar a área ardida. “Esse trabalhos será feito nos próximos dias pela GNR”.

[Notícia atualizada às 9h40]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório