Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Bombeiro internado no Hospital da Prelada com prognóstico reservado

O bombeiro internado, desde a madrugada de domingo, na Unidade de Queimados do Hospital da Prelada, no Porto, vítima do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, mantém "um prognóstico reservado", informou hoje fonte do hospital.

Bombeiro internado no Hospital da Prelada com prognóstico reservado
Notícias ao Minuto

19:21 - 19/06/17 por Lusa

País Pedrógão Grande

"Até ao momento não houve qualquer evolução do estado do ferido, que se encontra ventilado e apresenta queimaduras graves na face, nos membros superiores e inferiores", revelou fonte do Hospital da Prelada, em comunicado, indicando que a equipa médica continua a realizar "todos os procedimentos necessários" à melhor prestação de cuidados.

O bombeiro que está internado em "prognóstico reservado" deu entrada no Hospital da Prelada, na madrugada de domingo, "com queimaduras na face e nos membros superiores e inferiores", informou fonte oficial da unidade, referindo que o ferido, oriundo de Castanheira de Pera, foi assistido no local e transportado para a unidade portuense devidamente estabilizado.

Cerca das 17:00 de hoje, o número de pessoas que morreram no incêndio florestal que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, aumentou para 63 com a "triste notícia" da morte de um bombeiro da corporação de Castanheira de Pera que se encontrava internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), de acordo com o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares.

Entre sábado e hoje, o CHUC recebeu 60 pessoas no serviço de urgência devido ao incêndio na zona de Pedrógão Grande, mantendo-se internados 25 doentes, enquanto outros 35 já tiveram alta.

No domingo, fontes hospitalar e governamental tinham informado que estavam hospitalizados 11 feridos em unidades de queimados de hospitais de Lisboa, Coimbra e Porto, em consequência do incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse no domingo à Lusa que nas unidades de queimados de hospitais de Lisboa estavam internados dois feridos em Santa Maria e um no São José, além de outros sete no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

O fogo, que deflagrou às 13:43 de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e entrou também no distrito de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã.

O último balanço dá conta de 63 mortos civis e 135 feridos.

Há ainda dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e viaturas destruídas.

Além de Pedrógão Grande, existem quatro grandes fogos a lavrar nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco. Em todo o País, os fogos mobilizam um total de cerca de 2.155 operacionais, 666 veículos e 21 meios aéreos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório