Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente de Timor expressa solidariedade com vítimas de incêndios

Díli, 19 jun - O Presidente da República timorense manifestou hoje o seu pesar e solidariedade com as vítimas dos fogos que têm assolado a zona de Pedrógão Grande e de outras localidades do centro de Portugal.

Presidente de Timor expressa solidariedade com vítimas de incêndios
Notícias ao Minuto

17:20 - 19/06/17 por Lusa

País Pedrógão Grande

com tristeza que acompanhamos as notícias dos fogos que ocorreram em Pedrógão Grande. Em nome do Estado e do povo de Timor-Leste quero expressar as nossas sentidas condolências às famílias enlutadas e a nossa solidariedade com o povo irmão de Pedrógão Grande", disse Francisco Guterres Lu-Olo num comunicado divulgado ao final da noite, hora local, em Díli.

"Oramos a Deus para que dê forças às vítimas e famílias afetadas para ajudar a ultrapassar este momento tão difícil", refere a nota.

O fogo, que deflagrou às 13:43 de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e entrou também no distrito de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã.

O último balanço dá conta de 63 mortos civis e 135 feridos, entre os quais 121 civis, 13 bombeiros e um militar da GNR. Dos 135 feridos, sete estão em estado grave: cinco bombeiros voluntários e dois civis. Há ainda dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e viaturas destruídas.

O Governo português decretou três dias de luto nacional, até terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório