Meteorologia

  • 22 JULHO 2017
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 18º

Edição

Partidos cabo-verdianos expressam solidariedade a Portugal

Os partidos na oposição em Cabo Verde manifestaram hoje solidariedade com Portugal na sequência do incêndio rural que deflagrou sábado em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, e que causou a morte a pelo menos 62 mortos.

Partidos cabo-verdianos expressam solidariedade a Portugal
Notícias ao Minuto

15:17 - 18/06/17 por Lusa

País Pedrógão Grande

A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, manifestou, através da sua página pessoal na rede social Facebook, "solidariedade ao povo português e em especial às famílias afetadas neste momento de dor e de consternação", classificando os acontecimentos de Pedrógão Grande "uma grande tragédia".

Janira Hopffer Almada mostrou-se também preocupada com os cabo-verdianos que residem em Leiria "e que podem estar a passar por este momento de profunda aflição".

"Todo o nosso apoio e reconhecimento aos 'soldados da paz', verdadeiros heróis, que ainda combatem as frentes ativas de incêndio", escreveu, afirmando-se profundamente "tocada pela dor das famílias em situação de desespero e aflição".

O presidente da União Cabo-Verdiana Democrática e Independente (UCID), António Monteiro, usou também a sua página pessoal no Facebook para "juntar a voz de solidariedade a todas aquelas que já se manifestaram".

"Um abraço de solidariedade especial às pessoas que perderam seus entes queridos nesta manifestação da natureza", escreveu António Monteiro.

O fogo, que causou pelo menos 62 mortos e 54 feridos, incluindo oito bombeiros, deflagrou ao início da tarde de sábado numa área florestal em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande (distrito de Leiria), e alastrou aos municípios vizinhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, obrigando a evacuar povoações ou deixando-as isoladas.

Algumas das vítimas mortais foram apanhadas pelas chamas quando circulavam por estradas, enquanto outras foram atingidas por uma nuvem de fumo junto ao cemitério de Figueiró dos Vinhos.

Campo obrigatório