Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Dois aviões de Espanha vêm ajudar. Trovoadas secas poderão repetir-se

O primeiro-ministro advertiu que as trovoadas secas que ocorreram no sábado poderão repetir-se hoje e anunciou que durante a manhã vão chegar dois aviões Canadair de Espanha para apoiar Portugal no combate aos incêndios.

Dois aviões de Espanha vêm ajudar. Trovoadas secas poderão repetir-se
Notícias ao Minuto

06:09 - 18/06/17 por Lusa

País Pedrógão Grande

No final de uma reunião na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Oeiras, António Costa disse que o incêndio que matou pelo menos 25 pessoas no distrito de Leiria "esteve associado seguramente a um fenómeno meteorológico de trovoadas secas que ocorreu a partir das 14:00, 14:30 e até ao fim da tarde numa faixa do território entre Coimbra e o norte do Alentejo", no sábado.

Depois, o primeiro-ministro referiu que a meteorologia prevê que hoje, domingo, "sensivelmente no mesmo período, e na mesma área, entre Coimbra e o norte do Alentejo, possam voltar a ocorrer novas trovoadas secas".

"É provável que, nas mesmas regiões e no mesmo período horário, possamos ter um fenómeno idêntico", advertiu, pedindo "cuidados redobrados relativamente a todos aqueles comportamentos de risco de incêndio".

"Podemos estar sujeitos a ter uma nova ocorrência desse género", salientou o chefe do Governo, insistindo para que haja "o maior cuidado possível" no período em relação ao qual existe "o alerta de que possa repetir-se este fenómeno".

António Costa adiantou que "estão acionados já meios aéreos de Espanha" para apoiarem Portugal num "ataque forte e reforçado ao início da manhã" aos incêndios, precisando que são "dois Canadair" que chegarão pelas 08:00 da manhã, para reforçar os meios aéreos portugueses.

"A prioridade agora é que os incêndios sejam controlados durante a manhã, de forma a que os meios estejam o mais disponíveis possível para fazer frente a novas ocorrências que tenham lugar da parte da tarde", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório