Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Situação "caótica" com povoações isoladas pelas chamas

A situação em Figueiró dos Vinhos "é caótica" devido ao avanço do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, existindo diversas povoações isoladas pelas chamas e um número indeterminado de feridos, disse hoje de madrugada fonte do município.

Situação "caótica" com povoações isoladas pelas chamas
Notícias ao Minuto

03:31 - 18/06/17 por Lusa

País Figueiró dos Vinhos

"Há diversas povoações a arder em todo o concelho e as chamas estão a cercar a vila [de Figueiró]", disse à Lusa a vereadora da Ação Social, entre outros pelouros, da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Marta Fernandes.

A vereadora acrescentou que hoje de madrugada, no território concelhio, o incêndio está a ser combatido unicamente pelos bombeiros locais e pelos moradores das zonas afetadas, uma vez que as corporações dos concelhos vizinhos estão na linha da frente do combate ao incêndio em Pedrógão Grande.

Pelas 23:30 de sábado, o presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, tinha revelado que existiam no seu concelho, devido às chamas, "casas ardidas, alguns feridos e localidades sem luz.

"Temos localidades e lugares sem luz, bem como a vila", afirmou, acrescentando que o centro de saúde está a funcionar com geradores.

"Nunca vi uma situação assim, é muito preocupante, não estamos a conseguir chegar a todo o lado", disse Jorge Abreu.

O fogo deflagrou ao início da tarde de sábado numa área florestal em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande (distrito de Leiria), e alastrou-se ao município vizinho de Figueiró dos Vinhos.

Segundo a página da Proteção Civil na internet, as operações mobilizam esta madrugada 648 operacionais e 211 viaturas.

Das 19 pessoas dadas como mortas num primeiro balanço do Governo, 16 morreram carbonizadas dentro dos carros em que seguiam, na estrada nacional que liga Figueiró a Castanheira de Pera.

Outras três pessoas morreram por inalação de fumos, no concelho de Figueiró dos Vinhos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório