Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Já foram encontrados mais corpos dentro de casas em aldeias isoladas

Número de fatalidades resultantes desta tragédia em Pedrógão Grande deverá subir nas próximas horas, de acordo com o apurado pelo Notícias ao Minuto junto de fonte da GNR. “Estou chocadíssimo”, indicou autarca do concelho aos jornalistas.

Já foram encontrados mais corpos dentro de casas em aldeias isoladas
Notícias ao Minuto

01:55 - 18/06/17 por Anabela de Sousa Dantas com Patrícia Martins Carvalho

País Pedrógão Grande

Fonte da GNR indicou ao Notícias ao Minuto que a chegada dos operacionais a aldeias que foram totalmente queimadas permitiu confirmar a existência de mais vítimas mortais, não se avançando para já com números exatos.

Esta informação ainda não foi confirmada pelas vias oficiais mas era um receio já manifestado por vários responsáveis. Há ainda quatro frentes de incêndio ativas, “muito violentas”, conforme havia esclarecido o secretário de Estado da Administração Interna, e que não permitiram aos operacionais a chegada a algumas aldeias.

Valdemar Alves, autarca de Pedrógão Grande, indicou aos jornalistas ter “quase a certeza” de que vão ser “encontrados cadáveres nalgumas casas”, explicando que se trata, em grande parte, de “população muito idosa” e que não houve “tempo para fugir”.

O presidente da câmara disse estar “chocadíssimo” com a situação e que a “violência do incêndio foi de tal maneira” que não permitiu grande reação. Valdemar Alves avançou, ainda, com a informação de que “há famílias com três vítimas”.

O primeiro-ministro, António Costa, por seu turno, havia afirmado na sua primeira intervenção que "ainda não estava apurada a totalidade das vítimas".

Neste momento, o balanço oficial de vítimas mortais é de 19. Três pessoas morreram por inalação de fumos, no concelho de Figueiró dos Vinhos, e 16 morreram dentro das suas viaturas na estrada que liga Figueiró dos Vinhos a Castanheira de Pêra, tendo sido apanhadas pelo avançar do fogo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório