Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Vila Franca de Xira celebra touros, forcados e cavalos do Ribatejo

A cidade de Vila Franca de Xira vai acolher de 30 de junho a 02 de julho a 85.ª edição das festas do Colete Encarnado, um evento que celebra os touros, os campinos e os cavalos ribatejanos.

Vila Franca de Xira celebra touros, forcados e cavalos do Ribatejo
Notícias ao Minuto

19:18 - 16/06/17 por Lusa

País Cidade

A edição deste ano foi apresentada esta tarde pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa), que destaca a importância do evento na afirmação dos costumes e tradições ligados à festa brava.

"É um momento de convívio, de partilha e de rever os amigos. É esse o espírito que queremos trazer para estas festas", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS).

À semelhança de edições anteriores, as festas do Colete Encarnado levam ao município de Vila Franca de Xira largadas e corridas de touros, animação musical, tertúlias, sardinha assada e fogo de artifício.

Um dos pontos altos da festa acontece na tarde do dia 01 de julho, com a homenagem à figura do campino, realizada no largo do município, a que se segue um desfile de cavalos.

A nível musical o destaque vai para a atuação dos grupos musicais Átoa (30 junho) e Sangue Ibérico (01 julho) e ainda do artista Miguel Araújo (01 julho).

Antes deste festival, e também no âmbito da festa brava, o município de Vila Franca de Xira irá realizar a 28.ª Semana da Cultura Tauromáquica, entre os dias 23 e 29 de junho.

Fado, Flamenco, tertúlias, demonstrações equestres e animações infantis são algumas das atividades previstas.

"Estas manifestações são aquilo em que acreditamos e aquilo que nos representa. A festa brava é aquilo que tem a ver com a nossa região [Ribatejo] e gostávamos que as pessoas tivessem a tolerância de respeitar", concluiu o autarca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório