Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Inês perdeu tudo no incêndio de Londres, mas não faltou ao exame

Inês não pensou que o incêndio no quarto andar fosse afetar a sua casa no 13.º andar. Acabou por perder tudo, mas não faltou ao exame que tinha nesse mesmo dia.

Inês perdeu tudo no incêndio de Londres, mas não faltou ao exame
Notícias ao Minuto

08:19 - 16/06/17 por Carolina Rico

País Torre Grenfell

Inês Alves é uma das portuguesas que morava na torre Grenfell, consumida por um incêndio de grandes dimensões que provocou pelo menos 17 vítimas mortais na madrugada desta quarta-feira.

Segundo conta o The Guardian, a adolescente de 16 anos tinha exame de química nesse dia e não deixou de ir. Junto ao edifício em chamas, fez uma revisão da matéria, dormiu um par de horas em casa de amigos e às 9h00 foi para a escola.

A família de Inês escapou do edifício durante o primeiro estágio do incêndio. O pai saíra para um jantar com amigos e ao chegar a casa apanhou o elevador até ao 13.º piso. No entanto alguém chamara o elevador para o quarto andar e Miguel apercebeu-se de que aí começara um fogo.

Acabou a subida pelas escadas, alertou a família e todos desceram. Inês e o irmão Tiago, de 20 anos, saíram do prédio enquanto Miguel foi bater à porta de vizinhos.

Numa primeira fase, os bombeiros disseram à mãe dos jovens que pedisse aos vizinhos que ficassem em casa, mas como esta não levara o telemóvel consigo não cumpriu o pedido.

“Nunca pensei que [o fogo] se alastrasse a todo o edifício. Tinha os meus apontamentos comigo e pensei ‘mais vale sentar-me e fazer uma revisão’”, explicou Inês.

Ao chegar ao exame, mantinha o incêndio “no fundo da mente”, mas conseguiu concentrar-se. “Acho que não correu muito mal”, disse ao jornal britânico.

Além de ter recebido apoio na escola, como comida e roupa, Inês está dispensada de ir a mais exames.

Também foi lançada uma campanha de crowdfunding para ajudar a família Alves.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório