Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Comboios grafitados e maquinistas ameaçados. CP pede ajuda

A empresa portuguesa pede ajuda para travar este fenómeno.

Comboios grafitados e maquinistas ameaçados. CP pede ajuda
Notícias ao Minuto

12:18 - 09/06/17 por Inês André de Figueiredo

País CP

Os atos de vandalismo aos comboios da CP são uma constante a nível nacional e, de acordo com a empresa, os grupos que praticam graffiti nas carruagens “não hesitam em exercer atos de violência contra a tripulação dos comboios para conseguir atingir o objetivo de vandalizar determinadas composições”.

“Ultimamente têm-se verificado situações de ataque aos comboios, felizmente ainda em número muito reduzido, que envolvem características de violência que cumpre atalhar e combater com decisão: indivíduos encapuçados, bloqueio de portas do comboio impedindo a sua marcha, arremesso de objetos e ameaças aos revisores, tudo com o fito de imobilizar as composições o tempo suficiente para a referida grafitagem”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

A forma de atuação que “coloca em sério risco a segurança da operação e de todos os envolvidos”, levou a CP a pedir uma “mobilização da opinião pública para uma maior condenação e intolerância perante estas práticas”.

No presente ano, a Comboios de Portugal gastou “mais de 3 milhões de euros” em “ vigilância e sobretudo em limpeza dos comboios”. “ Mas cada comboio imobilizado para limpeza e / ou reparação é um comboio a menos no transporte dos milhares de clientes que todos os dias dependem dele para as suas vidas”, alerta a empresa no mesmo comunicado.

Por fim, é frisado que a CP promove regularmente “expressões artísticas nos seus comboios”, o que a deixa “à vontade para rejeitar qualquer confusão dessa atividade artística com uma grafitagem praticada com estes contornos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório