Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

10 de Junho vai ter atividades militares, concertos e exposições

As Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas decorrem de 09 a 11 de junho, nas cidades do Porto e de São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, com atividades militares, concertos e exposições.

10 de Junho vai ter atividades militares, concertos e exposições
Notícias ao Minuto

20:16 - 06/06/17 por Lusa

País Dia de Portugal

Na manhã de sexta-feira, 09 de junho, acontece o içar da bandeira nacional e uma visita às atividades militares complementares, na Avenida dos Aliados, no Porto, seguida de um almoço no Palácio da Bolsa, revela o programa oficial hoje divulgado pela Presidência da República.

Já durante a tarde, a partir das 15:00, haverá a inauguração da exposição que assinala os 500 anos do Foral Manuelino "O foral do Porto. 1517-2017. Marca de um rei, imagem de uma cidade", na Casa do Infante, junto à Ribeira do Porto, e uma visita à Associação Somos Nós, que se dedica à autonomia e integração de jovens com deficiência.

Depois, às 19:30, está marcada a apresentação de cumprimentos pelo Corpo Diplomático acreditado em Portugal ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Paço Episcopal, onde, de seguida, se realizará uma cerimónia de boas-vindas e um concerto de órgão comemorativo do Dia de Portugal - "Hino a Portugal", assim como um cocktail e fogo-de-artifício.

No dia seguinte, as celebrações arrancam às 10:00 com uma cerimónia militar comemorativa do Dia 10 de Junho que envolve honras militares, homenagem aos mortos em combate, imposição de condecorações militares, desfile das forças em parada e as intervenções do chefe de Estado e do presidente da Comissão Organizadora do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Ainda nesse dia, Marcelo Rebelo de Sousa parte para o Brasil, onde, nessa noite, em São Paulo, se encontra com a comunidade portuguesa aí residente.

O último dia das comemorações acontece no Rio de Janeiro com um almoço a bordo do NRP "Sagres", uma visita ao real Gabinete Português de Leitura e um encontro com os portugueses.

Hoje, no final de um almoço na ilha de São Jorge, nos Açores, o Presidente da República disse que não houve convites a autoridades brasileiras para o 10 de Junho no Brasil, mas realçou que essas autoridades estarão no seu país, com o qual Portugal tem laços "muito fraternais".

Questionado pelos jornalistas sobre a eventual presença de autoridades brasileiras nas cerimónias do Dia de Portugal junto das comunidades emigrantes em São Paulo e no Rio de Janeiro, o chefe de Estado começou por referir que, "por natureza, o 10 de Junho é uma celebração de portugueses e com a presença, no caso vertente, do Presidente da República e do primeiro-ministro".

Marcelo Rebelo de Sousa ressalvou, contudo, que "as autoridades desses Estados estão no seu território", acrescentando: "e um Presidente da República ou um primeiro-ministro têm de tomar isso em linha de conta, inevitavelmente, tratando-se de países com os quais temos laços, não só de amizade, como fraternais, e no caso do Brasil muito fraternais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório