Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Jovens portugueses têm telemóvel desde os 10 anos e enviam 75 SMS por dia

Dados foram divulgados esta terça-feira pela equipa de investigadores do INOV-INESC.

Jovens portugueses têm telemóvel desde os 10 anos e enviam 75 SMS por dia
Notícias ao Minuto

10:50 - 06/06/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Estudo

Uma equipa de investigadores estudou, entre 2010 e 2016, a tendência da utilização dos telemóveis por parte dos jovens portugueses.

Para tal foram realizados 8.595 inquéritos em 130 escolas secundárias a jovens com idades entre os 15 e os 18 anos.

O estudo concluiu, assim, que mais de 15% dos jovens tem mais do que um telemóvel e que a maioria começou a utilizar este gadget aos 10 anos, ou seja, quando transitou do primeiro para o segundo ciclo de escolaridade. Em sentido oposto, dos alunos que preencheram o inquérito elaborado pelo FAQtos apenas 0.4% disse não usar telemóvel.

No que diz respeito à cultura de utilização do dispositivo, a conclusão é a de que são enviadas, em média, 75 SMS por dia. Quanto às chamadas, estas têm uma duração média diária de 30 minutos. De sublinhar que o número de SMS enviadas desceu de 100 para 75 devido ao aparecimento de plataformas online de troca de mensagens escritas, em muito favorecidas pelos tarifários que incluem uma alta utilização de dados móveis, na grande maioria, de forma gratuita.

Por fim, o estudo mostra que as raparigas fazem menos chamadas, mas têm conversas mais longas. Em sentido contrário estão os rapazes que fazem mais chamadas e enviam mais SMS, sendo que as conversas são mais curtas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório