Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Nossa Senhora de Fátima 'vista à lupa' pela primeira vez

A imagem da Nossa Senhora de Fátima foi analisada pela primeira vez em laboratório, para avaliar o seu estado de conservação, esta semana, escreve o Expresso. Além da original, há 12 imagens ‘peregrinas’ a percorrer o mundo.

Nossa Senhora de Fátima 'vista à lupa' pela primeira vez

Tem 92 anos e ‘recebe’ milhões de peregrinos, todos os anos, na Capelinha das Aparições, em Fátima, mas esta semana a imagem de Nossa Senhora saiu da capela para uma visita ‘ao médico’, noticia o Expresso, que acompanhou a análise ao estado de conservação da imagem, feito no Instituto Politécnico de Tomar.

«Está em bom estado, para uma peça com 92 anos», resumiu ao semanário a Carla Rêgo, professora do politécnico. A investigadora não esconde que foi uma encomenda especial, já que a saída da imagem de Fátima obrigou a medidas de segurança extremas, que incluíram uma caixa protectora almofadada, guardas e agentes de seguros.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima original foi feita em 1920 pelo santeiro José Ferreira Thedim, que realizou apenas algumas alterações mais tarde, nos anos 50. De tal forma que os fiéis e peregrinos que passam pelo Santuário reconhecem rapidamente quando é substituída por uma das réplicas.

Os muitos pedidos de ‘visitas’ da imagem obrigaram à construção de 12 réplicas ‘peregrinas’ ao longo dos anos. A original, com pouco mais de um metro de altura e 19 quilos, feita com cedro do Brasil, apenas saiu da Capelinha das Aparições 11 vezes, e fora de Portugal apenas foi a Espanha e ao Vaticano.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório