Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Nossa Senhora de Fátima 'vista à lupa' pela primeira vez

A imagem da Nossa Senhora de Fátima foi analisada pela primeira vez em laboratório, para avaliar o seu estado de conservação, esta semana, escreve o Expresso. Além da original, há 12 imagens ‘peregrinas’ a percorrer o mundo.

Nossa Senhora de Fátima 'vista à lupa' pela primeira vez
Notícias ao Minuto

14:34 - 08/06/13 por Notícias Ao Minuto

País Conservação

Tem 92 anos e ‘recebe’ milhões de peregrinos, todos os anos, na Capelinha das Aparições, em Fátima, mas esta semana a imagem de Nossa Senhora saiu da capela para uma visita ‘ao médico’, noticia o Expresso, que acompanhou a análise ao estado de conservação da imagem, feito no Instituto Politécnico de Tomar.

«Está em bom estado, para uma peça com 92 anos», resumiu ao semanário a Carla Rêgo, professora do politécnico. A investigadora não esconde que foi uma encomenda especial, já que a saída da imagem de Fátima obrigou a medidas de segurança extremas, que incluíram uma caixa protectora almofadada, guardas e agentes de seguros.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima original foi feita em 1920 pelo santeiro José Ferreira Thedim, que realizou apenas algumas alterações mais tarde, nos anos 50. De tal forma que os fiéis e peregrinos que passam pelo Santuário reconhecem rapidamente quando é substituída por uma das réplicas.

Os muitos pedidos de ‘visitas’ da imagem obrigaram à construção de 12 réplicas ‘peregrinas’ ao longo dos anos. A original, com pouco mais de um metro de altura e 19 quilos, feita com cedro do Brasil, apenas saiu da Capelinha das Aparições 11 vezes, e fora de Portugal apenas foi a Espanha e ao Vaticano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório