Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Instrutores negam responsabilidades na morte de recrutas dos Comandos

Quatro sargentos instrutores do curso de Comandos, ouvidos hoje pelo Ministério Público, refutaram responsabilidades na morte dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva e negaram ter infligido maus tratos, disse à agência Lusa o advogado dos arguidos.

Instrutores negam responsabilidades na morte de recrutas dos Comandos
Notícias ao Minuto

19:03 - 30/05/17 por Lusa

País Comandos

Varela de Matos contou que os seus constituintes foram ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa para declarar "que não tinham qualquer responsabilidade nos trágicos acontecimentos" de 04 de setembro de 2016 e que "nunca infligiram quaisquer maus tratos aos instruendos".

O advogado acrescentou que o processo tem atualmente 25 arguidos constituídos e que a acusação, segundo informou o Ministério Público (MP), "será deduzida até final de junho".

O inquérito do MP investiga a morte dos dois recrutas e também factos relacionados com outros instruendos que receberam assistência hospitalar, durante o treino do 127.º Curso de Comandos, na região de Alcochete, distrito de Setúbal, a 04 de setembro.

Segundo o MP, num despacho de novembro, a natureza dos crimes e a atuação dos suspeitos revelam "personalidades deformadas, (...) com vista a criar um ambiente de intimidação e de terror, bem como sofrimento físico e psicológico nos ofendidos, sujeitando-os a tratamento não compatível com a natureza humana".

Os envolvidos, adianta o despacho, tinham conhecimento que com as elevadas temperaturas que se faziam sentir e a privação de água, os instruendos não estavam em condições físicas e psíquicas de prosseguir a instrução.

No entender do MP, "a atuação reiterada dos suspeitos" revela um "manifesto desprezo pelas consequências gravosas que provocam nas vítimas, tratando os instruendos como pessoas descartáveis".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório